domingo, 19 de junho de 2011


Helicóptero cai com sete pessoas a bordo na região de Porto Seguro

Mário Bittencourt Sucursal Eunápolis
Um helicóptero caiu na noite desta sexta-feira, 17, na praia de Ponta de Itapororoca, distrito de Caraíva, em Porto Seguro, a 740 quilômetros de Salvador, sul da Bahia, causando a morte de Mariana Noleto, namorada de Marco Antonio Cabral, filho do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. No local havia uma forte neblina. O helicóptero era pilotado pelo empresário Marcelo Almeida, presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, um condomínio de luxo em Trancoso. Há informações de que Marcelo havia jantado horas antes em Trancoso com o governador Sérgio Cabral, que estava no resort com a família e o 1º escalão do governo do Rio.
O filho do governador Marcos Antonio Cabral
iria no terceiro voo

Após o jantar, Marcelo saiu para pegar outro grupo de parentes do governador, quando houve o acidente. Ele fazia o terceiro voo da noite. O governador Sérgio Cabral está em Porto Seguro com o filho e se empenha nas buscas. O helicóptero decolou de Porto Seguro em direção à Fazenda Jacumã, na Bahia, e foi dado como desaparecido às 18h40.
Governador Sérgio Cabral embarcou no helicóptero na primeiro viagem
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi o primeiro a embarcar no voo que o conduziu de Porto Seguro até o Talumã Ocean Resort, em Trancoso. Em seguida, o helicóptero retornou para buscar mais cinco tripulantes que aguardavam no aeroporto. Entre eles estavam Mariana Noleto, namorada do filho do mandatário fluminense, Jordana Kfuri Cavendish, seu filho Lucas, a babá, uma outra criança e o piloto, o empresário Marcelo Mattoso Almeida, sócio do resort. Todos morreram após a aeronave cair no mar, por volta das 18h40 desta sexta-feira (17). A única sobrevivente é Fernanda, irmã de Jordana, que está em estado grave no Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Mariana Noleto teria sido resgatada ainda com vida, mas não resistiu. Fernando Cavendish, marido de Jordana, e Marco Antônio Cabral não embarcaram devido a lotação da aeronave. Eles embarcariam na terceira viagem, quando o helicóptero retornasse. No momento do acidente, as condições do tempo eram ruins, chovia muito e havia muita neblina. Há dois anos, na mesma rota, um bimotor caiu em Trancoso e matou 14 pessoas, entre elas o empresário Roger Wright e três gerações de sua família

Combate à carne clandestina será intensificado na Bahia

O Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado da Bahia (Sincar) apresentou, nesta sexta-feira (17), uma pauta de sugestões ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) para combater o comércio de carne clandestina. O presidente do Sincar, Júlio César Farias, explicou que o primeiro passo para resolver o problema do abate ilegal é a formação de um grupo interdisciplinar com foco na educação, planejamento e na fiscalização. “Seria uma equipe fixa composta por representantes do Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Secretaria de Agricultura do Estado, através da Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) e Vigilância Sanitária Municipal, com apoio necessário do setor frigorífico privado. Essa equipe seria nomeada para dar continuidade ao trabalho ao longo das gestões públicas”, explicou. O assunto foi tratado durante o 1º encontro baiano sobre abate e comércio Ilegal de carnes que aconteceu no Fiesta Convention Center em Salvador. Outra proposta é melhorar a infraestrutura nos pontos de venda do produto. “Os recursos do governo federal e estadual devem ser focados nos mercados públicos e feiras livres. Uma ação eficiente nesses locais resultará, sem dúvida, num avanço inquestionável na qualidade da carne comercializada naquele local”, explica Alex Bastos assessor técnico da entidade. De acordo com o MP-BA, a perspectiva para curto e médio prazo é aumentar a fiscalização. “Acontecerão novas reuniões com os promotores das regionais mediadas pelo Centro de Apoio ao Consumidor (Ceacom). Dessas reuniões sairá um cronograma de trabalho e a estratégia de fiscalização”, explica a promotora de Juazeiro, Andréia Ariadne Correia

Campanha nacional de vacinação contra a pólio começa neste sábado

Crianças menores de 5 anos devem receber neste sábado, 18, a primeira dose da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). Pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação para atualização das doses. A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 22 de julho.
Os 115 mil postos de saúde em todo o país devem funcionar das 9h às 17h. Além das unidades permanentes, nas maiores cidades shopping centers, rodoviárias e escolas também vão receber postos móveis. Mais de 350 mil profissionais de saúde estarão mobilizados.
A segunda dose da vacina contra a poliomielite será aplicada a partir do dia 13 de agosto. Nesse mesmo dia, os demais estados iniciam a aplicação da tríplice viral.
De acordo com o Ministério da Saúde, a criança só fica completamente protegida contra a paralisia infantil após receber as duas gotinhas previstas.

MENSAGEM CRIATIVA GRAVADA NO TELEFONE DE UMA ESCOLA

Esta é uma mensagem que os professores de uma escola decidiram gravar na secretária eletrônica.
Um diretor explicou que a escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso a instituição de ensino e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados, mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.
Vejam a mensagem gravada:
"- Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções: 
- Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1. 
- Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2. 
- Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3. 
- Para insultar os professores - tecle 4. 
- Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho, ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5. 
- Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6. 
- Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7. 
- Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8. 
- Para se queixar do transporte escolar - tecle 9. 
- Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0. 
- Mas se você já compreendeu que este é um mundo real, e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!"

Derrubada volta a crescer na Amazônia

Agência Estado
O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da ONG Imazon, que faz um monitoramento independente do desmatamento na Amazônia, revelou um aumento de 72% no corte de floresta em maio deste ano, em relação ao detectado em maio do ano passado. No total, o mês passado teve 165 quilômetros quadrados desmatados - área pouco maior que a do município de Praia Grande, no litoral paulista.
A destruição de floresta amazônica acumulada no período de agosto de 2010 a maio de 2011 (os dez primeiros meses do ano fiscal de desmatamento) foi de 1.435 quilômetros - quase o tamanho da cidade de São Paulo. Em relação ao período anterior, houve um crescimento de 24% no desmatamento. Mato Grosso está na frente no ranking, com 39%, seguido pelo Pará (24%) e por Rondônia (22%).
O sistema de alerta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Deter, também mostrou alta de 27% no desmatamento entre agosto e abril deste ano, em relação ao ano passado.

Horário de verão pode voltar na Bahia

Apresentado pelo deputado peemedebista Leur Lomanto Júnior, um projeto que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia propõe incluir o estado no horário de verão. O argumento usado é que ele ajudaria a fortalecer a economia baiana.