quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cachoeira de Delfino







Senado aprova projeto que combate bullying nas escolas

Agência Estado
A Comissão de Educação do Senado aprovou na terça-feira, 14, um projeto que obriga as escolas a prevenirem e combaterem o bullying. Como tem caráter terminativo, o projeto segue direto para a Câmara, salvo se for feito um recurso de pelo menos 10% dos senadores para votação em plenário.
A proposta é incluir na Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) entre as obrigações dos estabelecimentos de ensino "promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão recorrentes entre os integrantes da comunidade escolar, conhecidas como bullying".

Shaolin vai continuar recuperação em Campina Grande - Paraíba

O humorista paraibano Shaolin está de volta a Campina Grande. Ele desembarcou na cidade na madrugada deste sábado.
O seu tratamento passa a ser domiciliar. Shaolin permanece em coma. No aeroporto estavam à sua espera familiares e o ex-governador Cássio Cunha Lima. Foi montada uma estrutura familiar em sua casa, no bairro do Catolé, para esse período de tratamento.
Fonte: Mural da Vida

Jaques Wager ganha título de cidadão baiano

Um título de cidadão baiano trancado a sete chaves na gaveta da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), há quase sete anos, será entregue ao agraciado. O detentor da homenagem, que é dada a uma pessoa não nascida no estado e com relevante contribuição, é nada mais nada menos que o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). O presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), informou em sua página do Twitter, na noite desta segunda-feira (13), que entregará a condecoração no próximo dia 30 de junho em uma solenidade na AL-BA. O projeto, apresentado pela então deputada estadual, hoje prefeita do município de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), foi aprovado no dia 22 de dezembro de 2004, mas, dois dias após a sua publicação, a cerimônia de entrega foi engavetada. O que deveria ser um presente de Natal dos partidários baianos ao então ministro do Trabalho, que nasceu no Rio de Janeiro e chegou ao estado em 1973, com 22 anos, finalmente será entregue.

Fonte David Mendes do Bahia Noticias

Manipueira: As muitas utilidades desse precioso líquido extraído da mandioca

A manipueira é o líquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha. Tanto a mandioca quanto esse líquido contém ácido cianídrico, venenoso e nocivo à alimentação humana e animal. Devido a isso, muitos produtores de farinha despejavam a manipueira de forma concentrada e em grande quantidade em céu aberto, curso d´água, agredindo o meio ambiente com elevada carga de matérias orgânicas e ácido cianídrico.
O produtor agindo assim está poluindo e também desperdiçando um líquido precioso. Para que a manipueira deixe de ser um veneno e se transforme em um complemento alimentar seguro, basta submetê-la à fermentação anaeróbica, ou seja, deixar o líquido repousar durante 15 dias em um tanque cercado. O ácido cianídrico, considerado venenoso, evapora e resta a manipueira pronta para servir de complemento alimentar para o gado. O produtor deve ter o cuidado de proteger o tanque, pois caso um animal venha beber o liquido durante a fermentação, pode ser fatal. "Para o animal que não está habituado à ingerir a manipueira, ela dever ser administrada gradativamente até se habituar ao gosto" diz o produtor Ivo Roberto Pinto, secretário de Agricultura de São Domingos, município de Sergipe onde existem mais de 250 casas de farinha que abastecem o estado além de Alagoas e Bahia.
Todos lá utilizam a manipueira como adubo, alimento para animais e no combate às pragas. A manipueira não é só um ótimo complemento alimentar para o gado. Ela serve também para combater pragas e doenças, controlar formigas e insetos e até fabricar vinagre e sabão. Misturada com óleo de mamona, ela pode ser usada também no controle de carrapatos. Dela também se faz o conhecido tucupi, presente no tacacá e no pato ao tucupi, muito apreciados no norte do país. Cada vez mais produtores descobrem que a manipueira é uma boa fonte de nutrientes para o solo no cultivo da mandioca, pois ela é rica em potássio, nitrogênio, magnésio, fósforo, cálcio e enxofre e pode ser aplicada no solo ou direto na planta. É um adubo orgânico, ecologicamente correto, reaproveitado no processo produtivo da mandioca.
No uso da manipueira na lavoura como adubo orgânico, há a diluição correta para atingir o efeito desejado. "Em cada caso, a diluição é diferente, tanto para adubação quanto para o controle de pragas", ensina o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), Amaury Santos, especialista em agroecologia. "Como adubo orgânico, a diluição da manipueira depende da cultura e da forma a ser aplicada, que tanto pode ser no solo quanto na folhagem", complementa. Já para o combate às formigas cortadeiras, ele recomenda a manipueira concentrada.
Fonte: Embrapa e Banco do Nordeste

Marcos Oliveira de Santana 
Agente de Desenvolvimento
Banco do Nordeste
Agência Jacobina-BA
Tel.: 74 3621-3926 e 74 8802-0282
marcosoliveira@bnb.gov.br

Polícia faz ação para cumprir mandado de prisão contra ex-jogador Edmundo

RIO - Agentes da Polinter realizam uma operação para cumprir omandado de prisão expedido na terça-feira pela Justiça contra o ex-jogador Edmundo. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, inicialmente eles farão buscas em pelo menos cinco endereços do ex-jogador. Ainda de acordo com a Polícia Civil, Edmundo ainda não é considerado foragido. O GLOBO tentou localizar o advogado do jogador, Arthur Lavigne, por telefone, mas ainda não conseguiu resposta.
Na terça-feira, a Justiça expediu um mandado de prisão para o ex-jogador, condenado em março de 1999 por um acidente de carro que terminou com três mortos e três feridos na Lagoa. O acidente aconteceu em dezembro de 1995. O juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, da Vara de Execuções Penais do Rio, rejeitou a alegação de prescrição do crime. Segundo o juiz Carlos Eduardo de Figueiredo, ainda não ocorreu o lapso temporal exigido pela lei.
O ex-jogador de futebol e comentarista esportivo foi condenado em 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semi-aberto por homicídio culposo e lesão corporal culposa. A sentença que condenou o ex-jogador foi proferida pela 17ª Vara Criminal da Capital. Ele recorreu, mas a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio manteve a decisão no dia 5 de outubro de 1999. Em 2007, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a decisão que negou a suspensão condicional do processo do ex- jogador.
Edmundo foi condenado pelas mortes de Joana Maria Martins Couto, que estava no carro do jogador no momento do acidente, e de Alessandra Cristini Pericier Perrota e Carlos Frederico Brites Tinoco Pontes, que estavam no outro veículo envolvido no acidente. O jogador também foi condenado pelas lesões corporais provocadas em Roberta Rodrigues de Barros, Débora Ferreira da Silva e Natasha Marinho Ketzer.
Fonte: O Globo

Análise de Recurso Especial do processo eleitoral de Ourolândia é adiado

Em Ourolândia havia a expectativa dos fanáticos por política que na noite desta terça, 14, o Tribunal Superior Eleitoral julgasse o recurso especial de autoria do vice-prefeito afastado de Ourolândia, José Neitom, em que pede anulação da decisão do TRE que deferiu o afastamento dele e do prefeito Antônio Araújo, dos seus cargos.
Depois de analisar e deliberar sobre outros processos existentes na corte, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowiski, anunciou que por conta do adiantado da hora e pela necessidade de retorno dos advogados das partes envolvidas no processo em voo para a Bahia, a análise do recurso se dará na próxima reunião do do TSE, marcada para a quinta-feira (16). Diante disso fica tudo como está: a eleição suplementar suspensa, e o Senhor Cícero Oliveira assumindo interinamente a função de prefeito de Ourolândia.
Fonte: Blitz Total

Primeiro eclipse lunar de 2011 será hoje


Brasília – No Leste do Brasil, na Argentina e no Uruguai, assim como nos países europeus e asiáticos, será possível ver hoje (15) à noite o primeiro eclipse lunar de 2011. Será o momento em que o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados por, no mínimo, uma hora e 40 minutos, e no máximo, três horas e 39 minutos. Diferentemente do eclipse solar, não é necessário utilizar proteção especial para os olhos. O fenômeno não poderá ser visto da América do Norte.
O eclipse total da Lua ocorre duas vezes por ano, quando ela fica atrás do Sol, mas não desaparece por completo. Em decorrência da chamada refração astronômica, que é o desvio dos raios luminosos quando os astros passam pela atmosfera da Terra, a Lua fica com uma cor acobreada. O fenômeno ocorre quando ela está cheia.
Pelos dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o próximo eclipse lunar está previsto para 10 de dezembro. Na América do Sul, o eclipse total será às 20h13, mas a entrada da zona de penumbra poderá ser percebida a partir das 16h50. O horário final previsto é 23h.